Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Instalando nova versão: Sugar com Gnome

Já está disponível a nova versão do sistema operacional para o XO. Nessa nova versão temos a opção de estar alternando do ambiente gráfico Sugar para o Gnome e vice-versa.
O Gnome traz uma cara mais de um PC e não de um brinquedinho. Para os alunos mais grandes é uma boa opção. Além da cara, tem algumas ferramentas boas, como editor de texto, planilha, reprodutor de filmes e músicas, editor de áudio e um sistema de pastas, melhor para organizar os arquivos.

Bom, vamos ao que interessa. Para instalar a nova versão precisamos ter um pendrive de pelo menos 1GB disponível. Ah, antes de instalar a nova versão você deve fazer uma cópia dos dados que estão no XO que você deseja guardar, pois na atualização serão perdidos todos os dados.
  • Faça o download dos arquivos os852.img e os852.img.fs.zip;
  • Salve os arquivos no diretório principal do pendrive;
  • Renomeie o arquivo os852.img.fs.zip para fs.zip;
  • Conecte o carregador no XO (mesmo se estiver carregado);
  • Conecte o pendrive no XO;
  • Ligue o XO e pressione imediatamente as 4 teclas de jogos(são as 4 teclas que estão encima do botão Ligar), mantenha pressionadas até aparecer a mensagem "release game keys";
Após esse procedimento, o XO será formatado e vai ser carregada a nova versão. Você terá que inserir o nome e escolher a cor, como na versão anterior.
O sistema irá iniciar com o Sugar, que nessa versão está mais refinado e possui mais atividades em português. Para trocar o ambiente gráfico clique no "X" da área de trabalho, "minhas configurações", "switch Desktop", "mudar para Gnome". O XO terá que reiniciar para carregar o Gnome. No Gnome não temos a possibilidade de utilizar as mesmas atividades que temos no Sugar, por isso toda vez que for utilizar alguma atividade do Sugar temos que voltar para o Sugar. Na área de trabalho do Gnome tem um ícone que possibilita mudar diretamente para o Sugar, basta dar dois cliques sobre o mesmo.

Após instalar o sistema é necessário instalar o plugin flash e mp3. Para isso leia o post Instalação de codec Mp3 e plugin flash.

Podemos também já desabilitar o mDNS para evitar congestionamento na rede. Leia o post Desativando o mDNS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário